Pages

21 de jul. de 2010

E agora, Lindsay?


Crescer no show business não deve ser fácil. Principalmente para atores mirins, que precisam, desde muito cedo, ter responsabilidades de gente grande, como cumprir horários de filmagens e divulgações na mídia. Pior do que isso, eles têm que conviver, muitas vezes, com os maldosos olhares de câmeras dos paparazzis e do público. Some-se isso a falta de estrutura familiar e más influências de "amigos", e temos notícias de jovens astros enfrentando problemas com drogas, álcool e com a justiça.

O caso mais comentado nos últimos dias é o de Lindsay Lohan. A atriz de 24 anos recebeu a notícia de que iria passar 90 dias na prisão por violar sua liberdade condicional aos prantos na semana passada. Ontem ela começou a cumprir a pena, mas deve passar no máximo 14 dias na cadeia por causa de super-lotação.

Lohan não é a primeira e, infelizmente, não será a última atriz que começou uma carreira precoce no cinema e se deixou levar para o lado negro da fama. A pergunta que fica agora é o que será de Lindsay? Será que ela consegue dar a volta por cima ou será que essa história é apenas mais um traço no desfecho trágico que vem se desenhando na vida da atriz? Claro que ninguém é vidente e não temos essa resposta ainda. Porém, esse "caso Lohan" me fez lembrar de outros atores que também viveram situações parecidas, alguns conseguiram recuperar o prestígio, outros não.


Macaulay Culkin e... por onde será que ele anda? -  Dificil fazer uma lista de atores mirins problemáticos sem contar com a presença da estrela do clássico infantil Esqueceram de Mim. Culkin também foi parar em um tribunal, porém o motivo era uma disputa de seus pais sobre quem deveria tomar conta da carreira e da fortuna do filho prodígio.

Com progenitores tão maus-carateres, o destino do pequeno astro não poderia ser outro. Lembro-me quando perguntava para o meu irmão mais velho o que havia acontecido com Macaulay Culkin e ele dizia que o ator tinha "virado drogado". Claro que naquela época não tínhamos a internet ou outro meio de obter qualquer novidade sobre o ator. Cresci com essa idéia, porém aparentemente depois tantos problemas pessoais o ator escolheu se exilar de Hollywood. 

Depois de anos sem aparecer na mídia, ele voltou a ser notícia em 98 quando, aos 18 anos, se casou com a atriz Rachel Miner. O casal se separaria dois anos mais tarde, mas os dois participaram do clipe para música Sunday, do Sonic Youthmuito exibido na MTV. Em 2003, ele interpretou um usuário de droga e assassino em Party Monster. O filme causou um pouco de barulho e também contou com Marilyn Manson no elenco. No ano seguinte, ele participou da comédia Saved!, e em setembro de 2004, Macaulay foi preso por porte de drogas. Desde então, o ator participou de poucos filmes e, novamente, caiu no esquecimento.


River Phoenix, Brad Renfro e a morte prematura - Muita gente dá como certo que, se Lindsay continuar abusando das drogas e do álcool, ela terá um destino muito parecido ao desses dois promissores atores. O primeiro, River Phoenix, alcançou o estrelato aos 16 anos em Conta Comigo, de 1986. Dois anos mais tarde ele atuou em O Peso de Um Passado, filme no qual foi indicado ao Oscar de melhor coadjuvante.

Phoenix agradava a quase todo mundo tanto nas escolhas de seus papéis, nos quais sempre tinha interpretações memoráveis, quanto no seu estilo de vida de ativista e personalidade que fugia os padrões de Hollywood. Sua morte precoce por overdose, aos 23 anos, foi considerada uma grande perda para a comunidade do cinema.


Já Brad Renfro não usufruiu de tanta fama. Contudo, sua trajetória também foi marcante. Para quem não viveu os anos 90 e a época em que as videolocadoras eram os nossos únicos termometros para o sucesso de um filme, talvez você nunca tenha visto ou ouvido falar em O Cliente. Lembro-me quando meus pais alugaram a fita. A adaptação do livro de John Grisham não é nenhuma obra-prima, mas é um longa que marcou minha infância. O garoto que era um dos protagonistas, ao lado de Susan Sarandon e Tommy Lee Jones, tinha apenas 12 anos. Foi o primeiro trabalho de Renfro no cinema.

Mais tarde, ele estrelou A Cura e O Aprendiz, duas fitas também muito alugadas e comentadas na época. O ator norte-americano caminhava para uma carreira sólida, mas envolvimento com drogas traçou uma linha de altos e baixos em sua vida. E foi um dos maiores obstáculos para sua carreira despontar no cinema. Ele foi preso várias vezes por porte de drogas e, conseqüentemente, foi encontrado morto por overdose aos 25 anos.


Anthony Michael Hall, de astro a pequenas pontas - Os anos 80 foram recheados de jovens atores que anos mais tarde viriam a ser protagonista de escândalos. Talvez um dos exemplos mais clássicos de uma carreira desperdiçada é a de Anthony Michael Hall. A fama veio com os filmes dirigidos por John Hughes, como Gatinhas e Gatões, Mulher Nota Mil e O Clube dos Cinco, e se estenderia ainda por Garota Rosa-Shocking e Curtindo a Vida Adoidado, mas o ator rejeitou os dois papéis para não ter a carreira estereotipada. 

A colaboração de Hall e Hughes foi elogiada por Stanley Kubrick. O próprio chegou a contratá-lo para o papel principal de Nascidos para Matar, mas pouco tempo depois o demitiu, pois Michael Hall era muito reclamão. No final dos anos 80, o ator entrou para uma clínica de reabilitação para tratar do alcoolismo. E, depois disso, ele vem apenas fazendo pequenos papéis em filmes de sucesso, como em Edward Mãos de Tesoura e em O Cavaleiro das Trevas. Ele também foi protagonista da série de sucesso moderado Dead Zone.


Drew Barrymore, atriz, produtora e diretora - Apesar do Google sugerir que ela morreu, Drew Barrymore está viva e indo muito bem, obrigado! Claro que não são só de tragédias que vivem as histórias reais em Hollywood. E Barrymore é uma que conseguiu vencer os vícios e escândalos, e hoje amadureceu para uma carreira versátil na sétima arte. Será que Lindsay conseguirá trilhar um caminho parecido?

A atuação corre nas veias de Drew, sendo seu avô o mais famoso dos Barrymores. Ela começou muito jovem no cinema, chamou atenção por sua atuação no filme E.T., clássico do Spielberg, e, com apenas 12 anos, já era considerada uma estrela. Mesmo ainda criança, Drew tinha cacife para entrar nas festa mais badaladas da época, aonde começou a beber e usar drogas ilícitas.

Drew Barrymore conseguiu vencer a batalha e, aos poucos, foi recuperando o prestígio com o público e crítica. O auge da carreira sóbria foi conquistada com o sucesso de As Panteras. Nos anos seguintes, a atriz investiu em comédias e também fez bonito como produtora -ela foi um dos principais nomes na produção do filme cultuado Donnie Darko. Em 2009, estreou na direção de um longa com a comédia Garota Fantástica.


Robert Downey Jr., de bad boy a mega-star - Há alguns anos nem o mais otimista diria que este ator seria, hoje, um dos maiores nomes da indústria. Sim, o Homem de Ferro teve primeiro que vencer seus vilões internos antes de viver o super-herói da franquia milionária. Robert Downey Jr é filho de um cineasta e, por isso, começou a atuar desde criança.

Despertou o interesse do público em filmes adolescentes dos anos 80, aonde fez pequenos papéis em longas dos atores Brat Pack, incluse em Mulher Nota Mil com o amigo Anthony Michael Hall. O sucesso veio com sua interpretação do mito do cinema, Charles Chaplin, papel pelo qual foi indicado ao Oscar em 1993. Apesar de boas atuações, a carreira de RDJ ficou marcada nos anos 90 por sua dependência de drogas e várias idas e vindas a tribunais de justiça e clínicas de reabilitação.

O resto da história todo mundo conhece: Robert Downey Jr deu a volta por cima em grande estilo. Recomeçou atuando em pequenas produções, mas logo o carismático ator alcançaria status de astro com O Homem de Ferro e com a sua atuação indicada ao Oscar de melhor ator coadjuvante em Trovão Tropical.

Impossível dizer o que o destino reserva para Lindsay Lohan. Principalmente com esse circo da mídia que a cerca. Mas seria uma boa se atriz parasse para pensar um pouco mais sobre sua carreira e seu estilo de vida. Exemplos ela tem, basta escolher.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...